A Campanha Outubro Rosa e a Conscientização à Prevenção do Câncer de Mama

O Outubro Rosa é a campanha de conscientização a prevenção do câncer de mama realizada no Brasil, atualmente, pelo instituto Neomama desde 2008. Nela, é reforçada a importância da mulher realizar o auto exame e do diagnóstico precoce através do exame de mamografia.
Contudo, a precarização da saúde pública, bem como a falta de informações são os principais motivos pelas ceifadas vidas prematuras, já que quase 14,3 mil pessoas morreram por câncer de mama em 2013 no Brasil, conforme informação do Inca – Instituto Nacional de Câncer.
Neste cenário de prevenção ao câncer de mama traz a discursão sobre o direito a saúde, um direito fundamental indisponível inerente a pessoa humana garantida na carta magna de 1988, previsto em seu artigo 196.
Assim, cumprem aos governos federal, estadual e municipal, de forma solidária, a responsabilidade pela promoção, proteção e recuperação à saúde mediante acesso universal e igualitário as políticas assistências de saúde.
Desse modo, foi instituído o Sistema Único de Saúde para garantir a população a prestação de serviço a saúde de forma universal e gratuita, mantida pelos recursos públicos dos entes federativos, bem como com a participação complementar da iniciativa privada no SUS, regulado pela lei 8.080/90.

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt