Intervenção estatal – o caso da regulamentação do uso dos Patinetes Elétricos

This image has an empty alt attribute; its file name is barra-lateral-email-lopes.jpg

Como vem sendo noticiado com frequência, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, na última terça-feira, dia 11, a regulamentação do uso de patinetes elétricos no Estado.

Com a referida regulamentação, fica proibido o uso do equipamento por mais de uma pessoa por vez, e as empresas locadoras ficam obrigadas a fornecer capacetes aos condutores.

Houve, na mesma semana, 13/06, aprovação de lei que determina que somente os usuários devem realizar uma prova no DETRAN para utilizar os equipamentos.

Outro fator que chama muito a atenção é a necessidade de depósito antecipado para a cobertura de possíveis acidentes, no valor de aproximadamente R$ 1.700,00 ao condutor que não possuir seguro pessoal.

Ainda há necessidade de sanção dos referidos atos normativos pelo Governador do Estado.

Mais uma vez, vemos o Poder Público interferir de forma desmedida no âmbito econômico e social privado.

Muitas vezes, tentativas como essa, acabam por afastar investimentos, empresas e desenvolvimento social, tudo em detrimento da burocracia estatal.

O que se espera da Administração Pública em geral é que ela se comporte de maneira gerencial, e não burocrática, ou seja, como forma de aumentar a eficiência nos seus serviços, permitindo, também, que os particulares atuem de forma mais facilitada.

Fonte: G1


O MB Advogados coloca-se à disposição para auxiliar-lhe como possível, em caso de dúvidas ou mais informações, clique no botão acima ou fale conosco através de nosso telefone.



Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt