O cadastro positivo no SERASA – selo de bom pagador

This image has an empty alt attribute; its file name is Card-Camila-283x1024.jpg

Em vigor há seis anos, a lei que permitiu reunir os dados dos bons pagadores em uma única base, o cadastro positivo, não atraiu o número esperado de consumidores. Tal ação tem por objetivo permitir que instituições financeiras ofereçam crédito mais barato aos bons pagadores.

Cumpre esclarecer que o cadastro positivo é um banco de dados que reúne informações de consumidores com um bom histórico de pagamentos. Ou seja, aqueles que costumam pagar suas dívidas em dia e não estão inadimplentes. É uma espécie de “currículo financeiro” do bom pagador.

O cadastro positivo serve como referência para varejistas e credores (bancos ou financeiras) identificarem quem são os bons pagadores que buscam crédito. De posse dessas informações, o objetivo é que eles consigam separar quem atrasa as contas de quem paga os boletos em dia e, assim, decidir para quem vão emprestar dinheiro. Quando o risco de calotes é mais baixo, eles podem cobrar juros menores do consumidor.

Hoje, essas empresas especializadas em análise de crédito, tais como Serasa, SPC e compartilham as informações com varejistas, financeiras e bancos, que vão avaliar se concedem crédito e sob quais taxas de juros, de acordo com a capacidade de pagamento dos clientes.

Com a mudança, consumidores e empresas que estão em dia com seus compromissos financeiros poderão ter acesso a condições mais favoráveis, juros diferenciados de acordo com o perfil e formas de pagamento facilitadas, sem riscos à sua privacidade.

A expectativa é que as mudanças nas regras do Cadastro Positivo devem estimular também a competição na oferta de crédito entre instituições financeiras, como fintechs, cooperativas, pequenas financeiras e até mesmo entre empresas do varejo.

Fonte: Globo Economia 

contato-mblc

O MB Advogados coloca-se à disposição para auxiliar-lhe como possível, em caso de dúvidas ou mais informações, clique no botão acima ou fale conosco através de nosso telefone.