Impenhorabilidade de salários pode ser mitigada para pagamento de obrigação não alimentar

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-leticia-news.jpg

Em se tratando de execução, prevalece desde o Código de Processo Civil de 1973, estando previsto também no Código vigente, um expresso rol de elementos considerados impenhoráveis. Invariavelmente, o dilema “necessidade de satisfação do credor” versus “respeito à dignidade do devedor” é suscitado nas ações desta natureza.

Todavia, importa destacar que a limitação do inciso IV, art. 833, do CPC/2015, qual seja a impenhorabilidade sobre “os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal”, está mitigada pelo que versa o §2.º do mesmo dispositivo legal. 

É que, entende-se que havendo natureza alimentar a impenhorabilidade é flexibilizada para que se tenha cumprida a obrigação. Tudo a contribuir pela efetivação dos princípios norteadores da dignidade da pessoa humana e da proporcionalidade.

Em recente decisão monocrática, o Ministro Marco Buzzi, proveu Recurso Especial n.º 1.818.716 no sentido de permitir a penhora de 25% de salário, também, para pagamento de título extrajudicial, de caráter não alimentar.

Considerando o entendimento jurisprudencial, o ministro destacou a possibilidade de que a norma seja excepcionada quando se preserve percentual de verbas suficiente a garantir à dignidade do devedor e de sua família. 

A decisão, mesmo ainda carente de extinção das vias impugnativas, já modela horizonte mais favorável aos credores que buscam no poder judiciário a satisfação de seus créditos. A medida, certamente, viabilizará o prosseguimento de ações executórias a muito inertes diante da ausência de bens passíveis de penhora. A expectativa gerada é que o credor tenha observado seu direito fundamental à satisfação do crédito, em cenário que a penhora não condicione o devedor, e sua família, a situação indigna. 

contato-mblc

O MB Advogados coloca-se à disposição para auxiliar-lhe como possível, em caso de dúvidas ou mais informações, clique no botão acima ou fale conosco através de nosso telefone.

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt